terça-feira, 7 de junho de 2011

DISCIPLINA EM SALA DE AULA


A. PROBLEMAS:
Desatenção
Atraso
Falta de respeito com mais velhos
Mau comportamento (conversas, bagunças...)
B. CAUSAS BÁSICAS DO MAU COMPORTAMENTO
1) FÍSICA
Arrumação inadequada da sala
Fase de crescimento

2) SOCIAL
Desejo de brincar / conversar
Desejo de expandir depois do longo período de disciplina e atenção na escola secular.
Desejo de atrair a atenção sobre si.

3) INFLUÊNCIA NO LAR
Falta de disciplina no lar
Falta de respeito com os pais
Ausência de influência religiosa

4) ENSINO INADEQUADO
Trabalho mau organizado e preparado
Falta de amor e de compreensão para com a criança
Atitude negativa: Pouca esperança de que a criança se comporte bem. Elas notam e agem de acordo.

5) PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Complexos de rejeição / inferioridade
Complexo de superioridade
C. A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
a) Ore pela disciplina da sala e pela sua própria preparação
b) Ame as crianças. Elas sentirão e corresponderão a este amor.
c) Esteja totalmente preparado - tanto na lição quanto nas outra partes da aula. Apresente o material de ensino de forma tão interessante que elas não tenham tempo para distrações.
e) Tenha ensino mais dinâmico – mantenha atividades variadas.
f) Visite os lares das crianças e converse com seus pais. Procure saber seus problemas individuais.
g) Seja justo e compreensivo, porem firme.
h) Cumpra tudo que prometer – quer seja disciplina, ou seja prêmios!

D. MEDIDAS PREVENTIVAS
Mantenha as crianças ocupadas
Dê oportunidade para que gastem suas energias.
Procure evitar más condições atmosféricas na classe: sala muito quente, abafada, muito vento, etc.
Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho das crianças. Faça as crianças ficarem de frente para o professor. Evite luz direta nos olhos.
Separe os mais desatentos. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados.
E. MEDIDAS CORRETIVAS
Remova o objeto que esteja causando desordem (guarde o objeto e devolva no fim da aula)
Para pedir silêncio, pare de falar por uns segundos ou coloque o dedo sobre os lábios: nada de gritaria, pois o desespero não resolve nada.
Olhe firmemente para a criança desatenta. Faça-lhe uma pergunta, chamando-a pelo nome.
Detenha temporariamente um prêmio para a criança desobediente.
Converse com as crianças fora da classe sempre que possível e trate-os com amor.
Mandar a criança para fora da sala é o último recurso, só faça isso se depois de conversar com ela  não resolver. Seja justo e mantenha sempre a simpatia da classe.
Não fique ameaçando desnecessária e injustamente. Porém se prometer algum castigo, execute-o.
Nunca castigue fisicamente.
Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala.
Não corrija as crianças se você estiver nervosa, espere a calma para poder falar-lhes com amor. Não prêmie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
Desatenção
Atraso
Falta de respeito com mais velhos
Mau comportamento (conversas, bagunças...)
B. CAUSAS BÁSICAS DO MAU COMPORTAMENTO
1) FÍSICA
Arrumação inadequada da sala
Fase de crescimento

2) SOCIAL
Desejo de brincar / conversar
Desejo de expandir depois do longo período de disciplina e atenção na escola secular.
Desejo de atrair a atenção sobre si.

3) INFLUÊNCIA NO LAR
Falta de disciplina no lar
Falta de respeito com os pais
Ausência de influência religiosa

4) ENSINO INADEQUADO
Trabalho mau organizado e preparado
Falta de amor e de compreensão para com a criança
Atitude negativa: Pouca esperança de que a criança se comporte bem. Elas notam e agem de acordo.

5) PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Complexos de rejeição / inferioridade
Complexo de superioridade
C. A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
a) Ore pela disciplina da sala e pela sua própria preparação
b) Ame as crianças. Elas sentirão e corresponderão a este amor.
c) Esteja totalmente preparado - tanto na lição quanto nas outra partes da aula. Apresente o material de ensino de forma tão interessante que elas não tenham tempo para distrações.
e) Tenha ensino mais dinâmico – mantenha atividades variadas.
f) Visite os lares das crianças e converse com seus pais. Procure saber seus problemas individuais.
g) Seja justo e compreensivo, porem firme.
h) Cumpra tudo que prometer – quer seja disciplina, ou seja prêmios!

D. MEDIDAS PREVENTIVAS
Mantenha as crianças ocupadas
Dê oportunidade para que gastem suas energias.
Procure evitar más condições atmosféricas na classe: sala muito quente, abafada, muito vento, etc.
Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho das crianças. Faça as crianças ficarem de frente para o professor. Evite luz direta nos olhos.
Separe os mais desatentos. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados.
E. MEDIDAS CORRETIVAS
Remova o objeto que esteja causando desordem (guarde o objeto e devolva no fim da aula)
Para pedir silêncio, pare de falar por uns segundos ou coloque o dedo sobre os lábios: nada de gritaria, pois o desespero não resolve nada.
Olhe firmemente para a criança desatenta. Faça-lhe uma pergunta, chamando-a pelo nome.
Detenha temporariamente um prêmio para a criança desobediente.
Converse com as crianças fora da classe sempre que possível e trate-os com amor.
Mandar a criança para fora da sala é o último recurso, só faça isso se depois de conversar com ela  não resolver. Seja justo e mantenha sempre a simpatia da classe.
Não fique ameaçando desnecessária e injustamente. Porém se prometer algum castigo, execute-o.
Nunca castigue fisicamente.
Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala.
Não corrija as crianças se você estiver nervosa, espere a calma para poder falar-lhes com amor. Não prêmie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
Blog JESUS É VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário