sábado, 24 de março de 2012

Devo obrigar meu filho a ir na Igreja?


Diversas vezes já me deparei com esta difícil pergunta. Alguns pais acreditam que só por liderarmos o ministério temos as respostas mágicas que vão mudar suas vidas. Se esquecem que, como eles, estamos debaixo das mesmas provações e das mesmas lutas.
Devo dizer que é difícil encontrar uma referência sobre o assunto na bíblia, pois em toda a sua narrativa as igrejas ainda eram muito jovens. No caso da ida ao templo, alguém poderá dizer que o relacionamento pai e filho da época era pouco aberto, e isto impedia qualquer tipo de conversa sobre este assunto.
Até por ser nossa inspiração no blog, o texto de Provérbios capítulo 22 verso 6 é muito claro: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Creio que o termo velho aqui se refere a maturidade, o momento em que ele não mais nos obedece, mas começa a tomar decisões por conta própria. Naquela época este conceito estava relacionado ao casamento. Nos dias de hoje eu entendo que seja o casamento, ou quando ele passa a morar sozinho, longe dos cuidados dos pais. Falo isto baseado em outro texto que gosto muito. Ele está em Deuteronômio capítulo 11 verso 19 e nos diz: “Ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas quando estiverdes sentados em vossas casas, quando andardes pelo caminho, quando vos deitardes e quando vos levantardes.” Gosto do texto, pois ele amplia o conceito de ir ou não à igreja. Ele mostra que devemos ensinar nossos filhos a todo o tempo, e que esta é uma responsabilidade dos pais e não da igreja.
Atrás da pergunta de muitos pais eu vejo um entendimento que a educação espiritual dos filhos deve estar relacionada à igreja, algo que o texto de Deuteronômio derruba. Seu filho precisa ira à igreja para aprender a viver em comunhão. Veja o texto de Atos capítulo 2 versos de 42 a 44, que fala exatamente do início da igreja:
E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.”
Seu filho precisa entender que a vida em Cristo é uma vida no corpo, e que a igreja é onde podemos exercitar esta possibilidade. Temos a mesma chance num pequeno grupo, ou quando nos reunimos com outras famílias cristãs como nós.
O importante é perceber que a falta de interesse na igreja pode estar relacionado a uma dificuldade de fazer amigos, mas em grande parte das vezes é um sintoma de que seu filho está pouco envolvido com as coisas de DEUS. Você deve então ampliar as possibilidades de contato, falando de DEUS em todas as oportunidades. Infelizmente se isto não é um hábito desde a infância, agora isto pode ser bem difícil, mas um bom começo é ampliar os espaços de estudo bíblico da família. Se ele não existir, eu recomendo que você comece.
Sei que você quer uma resposta direta para a pergunta, e eu entendo que não devo deixar de responder.  Infelizmente esta é uma questão que não encontramos diretamente expressa na bíblia, mas imagino que possamos encontrar uma resposta por associação. Imagine que seu filho amanhã lhe diga que não quer ir mais à escola. Qual seria sua atitude frente a esta recusa?
Imagino que você não teria dúvida alguma em dizer a ele que a escola é uma obrigação, e que ele precisa ir. Não creio que ficaria preocupado em criar algum constrangimento, ou mesmo de que ele possa encarar a obrigação como uma coisa ruim, criando assim um trauma.
Imagino que com a igreja o procedimento deve ser o mesmo.
Deixo algumas dicas que podem ser importantes:
  1. Aproxime-se dos pais dos amigos de seus filhos, pois juntos vocês podem programar atividades e ampliar o relacionamento deles.
  2. Aproveite os acampamentos e atividades fora do domingo, são grandes chances para que seu filho possa fazer amizades.
  3. Converse com os líderes dos ministérios e veja se eles não podem ajudar na integração de seu filho.
  4. Se o grupo for muito fechado e não der espaço para seu filho, considere a troca de igreja. Você vai sofrer, mas o relacionamento do seu filho é mais importante.
  5. Não desista, este processo requer tempo e paciência.
  6. Não fique preocupado com cara feia e mau humor: siga em frente e encare a questão, lembre-se que você está fazendo o certo.
  7. Ore muito pelo problema e por seu filho. Imagino que ele já esteja em suas orações, mas o problema requer um cuidado especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário