quarta-feira, 28 de março de 2012

Dinâmica do cordão

Muito fácil...
Forme uma roda com sua turma, todos em pé. O coordenador não participa da roda.
Uma pessoa inicia a brincadeira segurando uma ponta do barbante/cordão e jogando o rolo do cordão para alguém que tenha muita afinidade e fala “uma qualidade/característica marcante da pessoa”, após isso, fala também “o nome de uma flor” que gosta, para todos ouvirem.
A pessoa que recebe faz a mesma coisa: segura a parte recebida do cordão e joga o rolo do cordão para alguém que tenha afinidade, fala uma qualidade da pessoa e o nome de uma flor que gosta, essa pessoa também passa o cordão para outra, e assim vai, sucessivamente até todos participarem.
Quando todos tiverem participado, terá formado uma grande teia com o cordão. (aproveite para tirar uma foto e mandar para nós).
Quando todos tiverem recebido o cordão, a pessoa que está coordenando a brincadeira vai explicar sobre a ligação que todos temos uns com os outros e essa ligação forma uma teia de relacionamentos. Explique também a importância de ressaltar a qualidade nos nossos amigos que muitas vezes não temos oportunidade de expressar no nosso dia-a-dia.
Depois dessa explicação, o coordenador(a) pede para que se faça a segunda parte da dinâmica:
A última pessoa que recebeu o cordão tem que devolvê-lo e dizer o nome da flor preferida que o amigo disse. Todos tem que repetir o procedimento, até que chegue em quem iniciou a brincadeira.
A explicação que seguirá ao término da dinâmica é que precisamos prestar atenção e dar atenção ao que as pessoas falam para nós. Algo tão simples como o nome de uma flor não conseguimos guardar, porque nos deixamos nos distrair por tantas outras coisas.
As pessoas precisam de atenção e de ser ouvidas. Isso é muitas vezes mais importante do que falar.
(Ps. Dani, realmente os cristãos  faaalaaaaaaaaaaaaaaaaammmmm muito – me incluo nessa – sabem tudo, leêm tudo, tem uma bagagem enorme de conhecimento, mas isso não vale nada se a vontade do Pai não é feita. As vezes as pessoas não escutam o que nós falamos pois nossas ações estão falando mais alto…)
Materiais utilizados: Rolo de Barbante ou um Novelo de Lã
Versículos relacionados: Provérbios 17:17; Provérbios 27: 9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário