sábado, 24 de março de 2012

Você gasta muito tempo com a televisão?

 
Será que sua família está assistindo programas de qualidade na TV? Agradeço a DEUS por ter casado com uma mulher que não liga para TV. Isto ajudou muito na  criação de nossos filhos. Eu, ao contrário dela, gosto muito de televisão, mas venho cada vez mais repensando o tempo que gasto diante deste aparelho.
Em 1 Coríntios capítulo 10 verso 23 temos uma orientação muito clara sobre limites: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” O princípio da primeira carta aos Coríntíos é muito prático e sua sequência nos ajuda a definir se estamos ou não cometendo um erro:
1. Todas as coisas me são lícitas, isto é, tudo me é permitido. DEUS não nos chamou para a escravidão, Ele nos chamou para sermos livres.
2. Mas Ele adverte, nem todas as coisas convêm. Gosto sempre de lembrar que eu posso consultar o Espírito Santo de DEUS que habita em mim antes de fazer ou dizer alguma coisa. Será que é algo bom? Será que é algo válido? Será que isto não envergonha o Espírito de DEUS que habita em mim?
3. Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas edificam. É incrível como gastamos tempo com TV e assistindo alguns programas, mas não temos tempo para orar, ou para conversar com nossos filhos.
Também na primeira carta aos Coríntios no capítulo 6 verso 12 temos o mesmo princípio, com uma complementação: “ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”
4. Tudo me é permitido, mas não me deixarei dominar por nada. Quanto tempo você gasta na TV? Você consegue ficar sem televisão? Faça um exercício e veja se consegue ficar um tempo sem ligar este aparelho.
Espero que você não me entenda mal: não vejo nenhum problema na TV, mas me preocupo em ver o impacto de sua atuação na vida de crianças que têm sua sexualidade despertada antes do tempo ideal. Quantas famílias não se reúnem para assistir novelas, ou até mesmo o próprio BBB… Faça um teste: tente mudar o programa da família, veja se consegue que todos deixem de assistir a TV em algum momento.
Durante vários anos eu coloquei como desafio ficar um mês sem ver TV, e  devo dizer que isto sempre me fez muito bem. Gosto muito de filmes, acho que para quem lê o blog isso já deve ter ficado claro, mas acabo vendo muita bobagem na TV se não em controlar.
Deixo algumas dicas que deram certo comigo:
1. Durante a infância de meus filhos tivemos apenas uma TV em nossa casa.
2. Assista algum programa junto com seus filhos, assistir em família é sempre algo muito bom.
3. Programe outras atividades, não deixe que a TV ocupe o tempo de vocês.
4. Escolha bem os programas que você vai ver, lembre o filtro: convêm? Edifica? Está me dominando? Se você respondeu sim a uma das questões, então algo esta errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário