segunda-feira, 9 de abril de 2012

Adolescência & Ansiedade!

 
Na adolescência, idade de mudanças significativas e decisões que definirão muitas situações futuras, a ansiedade é inevitável. Saber lidar com as preocupações, inquietações e solicitude da vida é fundamental para evitar problemas físicos, emocionais e psíquicos.
Informações cada vez mais rápidas, apelo extremo ao consumo, exigência por aparência perfeita, relacionamentos cada vez mais superficiais, ter, querer, desejar, inversão de valores...enfim, uma série de fatores que só aumentam a ansiedade. 



Como identificamos na prática?
Inquietar-se pela vida e futuro tipo:
Será que vou encontrar alguém que me ama de verdade?
Todo mundo está namorando e eu não...
Que profissão devo escolher? Será que me trará muito dinheiro?
Como será minha vida? Meu futuro?
Serei aceito pelos outros?
Quando vou ter minha vida e sair de casa?
O que vai ser de minha vida amanhã?
Não há nada de errado em preocupar-se com a vida, fazer essas indagações é natural na adolescência. A questão é como lidamos com essas preocupações e o quanto elas ocupam do nosso tempo.
Isso tira sua paz e muda sua rotina de vida? 
Deprime-se por causa dessas coisas? 



Compreender que nossa vida e futuro estão nas mãos de Deus nos traz a segurança de que, ao entregarmos nossas vidas a Ele, teremos sua direção e cuidados permanentes. Ninguém mais que nosso Pai celeste se preocupa com nossa vida e futuro. Por isso, entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará. “Descansa no Senhor e espera nEle...” Sl 37:5;7.
Demais preocupações como:
Será que vou comer amanhã?
O que vou vestir? E se não puder me vestir como os outros?
Por que não posso ter tudo que quero pra mim?
Por que meus amigos têm e eu não tenho isso ou aquilo?
Por que não nasci assim? Por que não sou do jeito tal ou qual?
Se não for pra tal lugar ou fazer o que todos fazem minha vida é sem graça!
Você se preocupa muito com o que vai vestir por causa dos outros? Andar como todo mundo anda e vestir o que todo mundo veste é extremamente importante pra você? Você desvaloriza uma pessoa só pelo modo como ela se veste apenas porque não está “na moda”?
Suas respostas a essas perguntas refletirão os seus valores e o modo como encara a vida. Isso demonstrará até que ponto a ansiedade tem domínio sobre você.
O que Jesus nos ensinou sobre ansiedade e necessidades na vida?
Ensinou que a nossa vida é mais do que o comer, o vestir e o ter... nos mostrou que valores espirituais são mais importantes que valores materiais/terrenos e que a vida é o bem mais precioso que Deus nos deu.
Quando valorizamos mais as coisas para sermos aceitos pelos outros, ou quando menosprezamos os outros por não seguirem um padrão socioeconômico ou físico que é exigido por todos, desconhecemos os valores de Jesus.
“Não andeis inquietos pelo que vais comer, beber ou vestir.” Mateus 6:25;31. 
Não deixe que essas preocupações sejam a prioridade em sua vida. Faça sua parte com equilíbrio: estude, trabalhe, se esforce, mas aprenda a depender de Deus para cuidar de sua vida e necessidades. “... por que Ele tem cuidado de vós!” I Pedro 5:7
Não deixe que as preocupações e inquietações da vida tirem sua paz, ou prejudique o relacionamento com seus pais, irmãos e amigos, não deixe que isso afete sua saúde física e emocional, nem abale sua confiança em Deus.
Conforme Mateus 6:32, quem vive ansioso pelo que vai comer, beber ou vestir são aqueles que não conhecem a Deus. Como você conhece a Deus, então não se perturba com isso, afinal de contas, teu Deus sabe do que você precisa, crês nisto? Não temas o dia de amanhã...viva o hoje, o agora, viva com Deus e para Deus! Mateus 6:34. Entregue seus cuidados ao Senhor...
Você já viu um passarinho em liberdade morrer de fome?
Ora, se nosso Pai celeste cuida das aves, quanto mais de ti, não vales mais que elas?Mateus 6:25b.
Nesses meses, tenho ouvido e visto que muitos dos adolescentes nas igrejas estão ocupando suas vidas com ansiedades e valores equivocados e fúteis, a consequência disso são adolescentes desanimados das coisas espirituais, vivendo em conflito com os pais e amigos e em extrema ociosidade.

Qual seria a opção para viver melhor? 


Como sua vida pode tomar outro rumo que faça você ver um sentido e passe a viver diferente?
Jesus ensinou isso também:
“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça...” Mateus 6:33. 
Valorize as coisas de Deus acima das coisas terrenas, ocupe-se com a obra de Deus 
E V A N G E L I Z A N D O, levando Cristo aos outros, discipulando, ajudando na libertação dos oprimidos pelo inimigo etc. Eh, você adolescente, sim, você pode fazer isso. 
Busque conhecer mais a Deus, andar como lhe agrada e fazer a vontade dele, tenha como prioridade em sua vida fazer a vontade do Pai. 
Você terá assim novos valores, uma nova visão da vida, se sentirá feliz e realizado.
Que tal, vamos priorizar o Reino de Deus? Buscar viver como lhe agrada?
Vamos levar esperança e as novas de vida eterna para os outros? 
Vamos fazer o bem? ( I Pe 3:11 ).
Vamos ajuntar tesouros no céu? (Mt 6:20).
E quanto as suas necessidades, como fazer? 
Leve-as com ações de graças a Deus e a paz que excede todo o entendimento guardará a tua mente e o teu coração em Cristo Jesus! Fp 4:6,7.
Então, aceita o desafio?
Monte um grupo em sua escola ou faculdade, crie um jornalzinho ou filmes evangelísticos, veja como pode usar as redes sociais para levar Jesus aos outros, seja voluntário em instituições que precisam de ajuda, ore pelas almas e obra missionária, se interesse pela igreja perseguida no mundo, pesquise sobre intercâmbios missionários, ande sempre com folhetos e aproveite as oportunidades... você é embaixador da parte de Cristo, Ele te deu o ministério da reconciliação ( 2 Co 5:18-20) sua prioridade é o Reino de Deus!
Viva sem ansiedades!

Viva com Cristo e para Cristo!

Priorize o Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário