quinta-feira, 5 de abril de 2012

...crianças

Como fazer seu filho pequeno tomar banho

Tente coisas diferentes, como brinquedos coloridos, bonecos infláveis, pinturas a dedo para banho ou tocar sua música favorita. Seguir uma rotina fixa na hora do banho e permitir que ele escolha alguns brinquedos aumentam sua sensação de controle e melhoram sua disposição para o banho.

Como fazer seu filho pequeno parar de morder

Olhe imediatamente em seus olhos e diga um sonoro e firme “NÃO”. Você também pode colocá-lo de castigo em algum local. Explique que morder outra pessoa nunca é certo porque machuca. Vigie seu filho atentamente enquanto ele estiver com outras crianças para que você possa distraí-lo ou interromper qualquer comportamento que possa levá-lo a morder alguém. É importante não reagir de forma exagerada nem morder seu filho para “ensiná-lo”. Uma mordida ou uma punição física apenas reforçarão que machucar outra pessoa é aceitável. Lembre-se de elogiá-lo bastante quando ele se controlar e não morder.

Quando você pode começar a ensiná-lo a ir ao banheiro

A maioria das crianças exibe sinais de que está pronta para ser ensinada a ir ao banheiro entre 18 meses e 3 anos de idade. Estes sinais incluem permanecer no mínimo 2 horas sem urinar, evacuar regularmente, ser capaz de obedecer a instruções simples, ficar desconfortável com fraldas sujas e quiser trocá-las, pedir para usar o penico ou o vaso sanitário, ou vestir roupas de baixo em vez de fraldas.

Com fazer seu filho parar de choramingar?

Reaja mais devagar. Não responda às queixas antes de se acalmar. Assuma a responsabilidade por solucionar a sua parte da equação. Pergunte-se: "O que estou fazendo para estimular a tendência de meu filho choramingar, seja positivo ou negativo?"
Uma boa resposta deve estar na ponta da sua língua. Quando meu filho choraminga, eu costumo reagir dizendo: “Só discutirei isso se você me pedir sem choramingar”. Planeje com antecedência. Por exemplo, tenho uma tendência de ceder porque me sinto culpada quando digo “não” aos meus filhos. Nestas horas, eu consigo manter a firmeza lembrando que, às vezes, ouvir “não” é o melhor para o meus filhos.

Por que as crianças precisam de rotinas e rituais?

Eu costumo usar as palavras “ritual” e “rotina” alternadamente, porque estes dois Rs são interligados. De fato, sempre que você repete e reforça uma atitude, você está praticando “R e R”. “R e R” torna a vida da criaça mais estável e previsível – e pode até mesmo amenizar o temperamento de uma criança. Por exemplo, uma criança irritável que geralmente faz birra na hora de dormir ficará muito mais feliz se puder contar com uma rotina previsível e tranquila quando for para a cama. Já uma criança inquieta, que odeia a hora de acordar, se comportará melhor se conhecer a rotina matinal e souber o que a espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário